06 outubro 2014

Outubro Rosa - Campanha de prevenção ao câncer de mama


Olá leitrxs. Chegamos em outubro, o tão esperado outubro rosa. Vamos conhecer um pouco sobre essa campanha, como surgiu e os locais de atendimento em Salvador. 

O Elevador Lacerda, em Salvador, amanheceu no dia 1 de outubro todo iluminado de rosa em homenagem ao outubro rosa. 




Era outubro de 1983 quando uma corrida de cinco quilômetros pelas ruas de Dallas (EUA) atraiu 800 pessoas para arrecadar fundos e chamar atenção para o câncer de mama. A promessa de levar mais mulheres a conhecer e combater a doença foi de Nancy Brinker, que havia visto, três anos antes, a irmã Susan morrer aos 36 anos. Desde então, a Fundação Susan G. Komen For the Cure tem inspirado a mobilização em diversos países. Acessórios e laços cor de rosa viraram símbolo da campanha pelo mundo.
No Brasil, a enfermeira Gilze Francisco era vinculada à instituição e militava em Santos/SP como sobrevivente do câncer. Ela conta que via fotos de monumentos iluminados de rosa nos EUA e na Europa. “Uma falha enorme era iluminar e não ter atividades de conscientização com quem estava no entorno”, conta Gilze, hoje presidente do Instituto Neo Mama. Após falar com os responsáveis pela Fortaleza de Santo Amaro da Barra, no Guarujá/SP, o prédio ganhou as cores da campanha no terceiro domingo de maio de 2008, dia de falar sobre a prevenção em São Paulo.

Ela relata grande repercussão na mídia à época. Ocasião aproveitada por ela para convocar mulheres ao exame da mamografia e para anunciar que outubro seria um mês de atividades relacionadas ao tema. “Foi uma campanha que se espalhou muito rapidamente no Brasil. Percebemos pelas imagens recebidas de toda parte”, relata Gilze.



Durante todo o mês de outubro várias ações vão alertar a população sobre os riscos do câncer de mama na Bahia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são previstos 2.560 casos novos de câncer de mama no estado até o final de 2014, 980 destes em Salvador. O Outubro Rosa, movimento internacional surgido na Califórnia, EUA, em 1997, tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do tumor, que é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente no mundo. Na Bahia, a iniciativa envolve associações, sociedades e fundações que realizam palestras e eventos sobre o tema. Descoberto no início, o tumor tem grandes chances de ser controlado. No entanto, a doença costuma ser diagnosticada tardiamente, o que eleva a taxa de mortalidade de pacientes que sofrem com o tumor. 

Vamos divulgar a campanha e nos previnir também. 




O grupo Delfin, em Salvador, está realizando mamografias gratuitas no outubro rosa
mulheres com idade de 40 à 69 anos devem comparecer com as originais e xerox do: RG,  CARTÃO SUS DE SALVADOR E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA. 

LOCAIS: 

Lar Harmonia: Bairro Piatã 
Dias: 08/10 até 26/10
Ligar para marcar: 32867796

Mansão do Caminho: Bairro Pau da Lima
Dias: 08/10 até 14/10
Atendimento por ordem de chegada a partir das 7:00hs da manhã

UNEB: Bairro Cabula
Dias: 15/10 até 26/10
Atendimento por ordem de chegada a partir das 7:00hs da manhã

Hospital São Rafael: Bairro: São Marcos 
Dias: 08/10 até 14/10
Atendimento por ordem de chegada a partir das 7:00hs da manhã

UFBA: Bairro Canela
Dias: 15/10 até 26/10
Atendimento por ordem de chegada a partir das 7:00hs da manhã

SERÃO DISTRIBUÍDAS 140 FICHAS POR DIA








AfroBeijos e até o próximo post!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário